Lã de Rocha + Drywall | Parceria Gesla e UTFPR

Isolamento Sonoro com Lã de Rocha Gesla

O isolamento sonoro é uma das preocupações mais comuns em construções residenciais, comerciais e industriais. O aumento da poluição sonora, tanto interna quanto externa, faz com que o controle do som nos ambientes seja cada vez mais importante, tanto para garantir o conforto quanto para atender a exigências legais de qualidade ambiental. Nesse contexto, a Lã de Rocha se destaca como um dos materiais mais eficientes e utilizados para o isolamento sonoro.

Neste artigo, exploraremos o estudo realizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em parceria com a Gesla Isolamentos. Tendo como objetivo apresentar o Índice de Redução Sonora
Ponderado (Rw), analisado em uma câmara reverberante por meio de um Sistema de Vedação Vertical (SVV), mostrando como a aplicação da lã de rocha influencia na redução sonora assim como apresentado no video a baixo:

O que é Isolamento Sonoro?

Isolamento sonoro é a prática de reduzir ou bloquear a propagação de som entre ambientes, a fim de controlar e melhorar as condições acústicas de um espaço. Esse processo visa evitar que sons indesejados, como ruídos externos ou internos, se espalhem ou sejam ouvidos em ambientes que precisam de maior quietude ou concentração.

A demanda por isolamento acústico tem aumentado em vários contextos, como em residências, escritórios, estúdios de gravação, indústrias e outros locais onde o controle do som é fundamental para o bem-estar, a saúde ou a produtividade. O isolamento sonoro pode ser alcançado de diferentes formas, sendo a melhor opção a Lã de Rocha juntamente ao Drywall (Vedação Vertical), devido a sua alta capacidade de absorção, redução da propagação do som, durabilidade, versatilidade e entre outros aspectos apontados no estudo.

Lã de Rocha x Drywall

O sistema Drywall, em outras palavras “construção a seco”, vem ganhando uma visibilidade crescente no Brasil devido a sua aptidão em práticas de construções, alta tecnologia, rapidez, economia e entre outros fatores.  O drywall sozinho tem uma capacidade limitada de isolamento sonoro, porém quando inserida a lã de rocha entre as chapas de drywall, cria uma barreira acústica que absorve e bloqueia o som melhorando significativamente a atuação do isolamento.

Tratamento Sonoro x Isolamento Sonoro

O tratamento sonoro tem o objetivo em melhorar a qualidade do som dentro de um ambiente, controlando reverberações e ecos. Para essa técnica, é utilizado materiais como espumas acústicas, difusores e painéis de absorção sonora tendo seu foco maior em estúdios, cinemas e salas de audições. Já o isolamento sonoro, tal qual apontado nesse estudo, tem como objetivo impedir que o som passe de um ambiente para o outro. Para que esse objetivo seja realizado, o uso de materiais como lã de rocha, drywall acústico, portas e janelas acústicas, e vedação de frestas são cruciais.

Como foi realizado a Análise?

  • Composição: Estrutura de aço e placas de gesso acartonado de 12,5 mm de espessura.
  • Espessura Total: 116,9 mm.
  • Lã de Rocha Utilizada: Painel semi-rígido (PSR) com densidade de 32 kg/m³ e 51 mm de espessura, fornecido pela GESLA.

Resultados

Como demonstrado no vídeo, os resultados apontados no experimento foram positvos em relação a Lã de Rocha da Gesla. Com a Lã o Rw aumentou para 28 dB, com melhorias notáveis nas frequências médias (250 Hz a 1000 Hz). A lã de rocha atua como um amortecedor eficaz para ondas sonoras, reduzindo ruídos internos e externos. No estudo, ela potencializou a capacidade do sistema de vedação de bloquear sons. Melhorou significativamente o desempenho acústico nas frequências médias, que são frequentes em ruídos de voz e sons cotidianos.

Desafios em Altas Frequências

Apesar do avanço com a lã de rocha, o estudo apontou que frequências mais altas (acima de 1250 Hz) poderiam ser melhor isoladas com ajustes na estrutura metálica. Isso inclui o reposicionamento ou redução de montantes, minimizando conexões sólidas que transmitem som.

Para compreender melhor os resultados detalhados deste estudo e conferir o processo completo das medições, consulte o relatório completo disponível aqui.

Conclusão

Conclue-se que a aplicação de lã de rocha da GESLA em sistemas de vedação vertical provou ser uma solução prática e eficaz para melhorar o isolamento acústico. Embora tenha apresentado avanços em frequências médias, ajustes estruturais podem levar a um desempenho ainda maior, especialmente em frequências altas. Se o seu projeto busca um conforto acústico superior, confie nos produtos da GESLA, que aliam tecnologia, qualidade e resultados comprovados!

Nosso sincero agradecimento à UTFPR Campus Curitba pela parceria e colaboração neste importante estudo de condicionamento acústico. Agradecemos especialmente ao Professor Rodrigo Scoczynski Ribeiro, Engenheiro Civil e Doutor, pela orientação e dedicação ao projeto.

Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies pra melhorar a sua navegação.